Seu nome vem do Convento dos Padres Recoletos, os membros da ordem franciscana que se instalaram na área no início do século XVIII, quando foi fundado um convento e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar e cemitério anexado a ele. O centro histórico do bairro era a igreja paroquial do Pilar, cuja construção foi concluída em 1732, por essa razão, algumas vezes o distrito foi chamado de El Pilar.
É um dos pontos mais altos da cidade, de modo que no final do século XIX, o sítio atraiu famílias ricas do sul da cidade, fugindo da epidemia de cólera e febre amarela, pois a altura do terreno reduzia a presença de insetos portadores da doença. Enquanto as classes populares foram liquidadas no sul-sudeste da cidade, os mais ricos construiam mansões na Recoleta.
Outra atração do local é o famoso cemitério da Recoleta, lá repousam para todo o sempre os restos mortais de personagens conhecidos da história e da sociedade argentina.
Indiscutivelmente, o túmulo mais visitado é o da ex-primeira dama argentina Eva Péron que para os argentinos era uma verdadeira santa. Não discutiremos este assunto.
Depois desse passeio fúnebre-cultural, fomos até o Museu de Belas-Artes de Buenos Aires que diga-se de passagem é um show de maravilhas antigas e contemporâneas.
Lá encontramos uma réplica da famosa obra "O Beijo" de Auguste Rodin doada por ele mesmo ao museu.
O museu abriga não só esta beleza de obra como outras não menos conhecidas de artistas consagrados como: Renoir, Monet, Manet, Van Gogh, Picasso, Pissaro, Toulouse-Lautrec e outros não menos famosos. É possível fotografar, porém proibido usar flash.
La Berge de La Seine- Claude Monet |
Le Moulin de la Galette- Vincent Van Gogh |
Há também uma magnífica coleção de arte medieval em que a mais antiga do acervo data do século XII e várias peças de arte pré-colombiana.
Depois desse passeio pra lá de cultural voltamos ao hotel pra descansar um pouco e saímos pra jantar no "Brocolino".
Morremos comendo massa com molhos deliciosos em porções bem generosas. Feito isso tiramos o time de campo e fomos descansar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário